A plataforma Brasileira de Artes Cênicas foi criada para criar. Mecanismos, ideias, ações.

O desejo é ampliar o universo de alcance das produções artísticas brasileiras para muito além do seu entorno geográfico e estabelecer diálogos entre artistas, produtores e gestores de todo o mundo.

Ganhando cor, forma e espaço através de Márcia Dias, Paula de Renó e Felipe de Assis, num primeiro momento a BRAC vem trazendo projetos de artistas de outros países para o Brasil, sem esquecer de também levar o Brasil para o mundo. Nesse raciocínio, constrói relacionamentos e parcerias capazes de gerar derivações dessas próprias relações – e assim criar novos processos.

O Projeto de Internacionalização de Dramaturgias funciona nessa lógica e representa hoje um foco importante de atuação da plataforma BRAC. É uma ação que a um só tempo articula tradução, edição, criação artística, intercâmbio, registro, reflexão e difusão. É também a primeira realização da plataforma para efetivar uma política de intercâmbio e de internacionalização das artes cênicas brasileiras.

De 2015 para cá, o projeto envolveu diferentes artistas brasileiros de teatro para promover um encontro entre encenadores, autores e tradutores, com textos fundamentais da rica produção contemporânea da Espanha, França e Holanda. Uma etapa do projeto (interrompida pela pandemia) também incluía a tradução e encenação de textos brasileiros na França.

Importante ressaltar o apoio do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil nesse processo, que acolheu o lançamento, as leituras e residências artísticas dentro da programação de seus festivais. Assim como o Núcleo, a Editora Cobogó (responsável pela publicação de todos os textos do projeto dentro de sua Coleção Dramaturgias) representa um formato de parceria fundamental para o Projeto de Internacionalização de Dramaturgias desde o seu início.

Graças aos caminhos percorridos até aqui a plataforma BRAC ganha fôlego para criar agora esta interface, que compartilha o contexto no qual as obras foram escritas e encenadas, suas referências culturais, os perfis dos/as autores/as, o histórico de montagens e outros conteúdos relacionados a suas histórias.

Sabemos que esses elementos que contextualizam as criações são fundamentais para gerar interesse nas obras e seus/suas autores(as). Por isso, convidamos você a acessar todas as informações aqui reunidas (e no insta @plataformabrac) para, assim, criarmos juntes novos desdobramentos.

A Plataforma BrAC agora tem casa e endereço. Fica; vamos tomar um café, vamos conversar, vamos criar!

 

+
EN PT
Skip to content