Idealizado por Márcia Dias, Diretora da Buenos Dias Projetos e Produções Culturais, o projeto de Internacionalização de Dramaturgias integra a BRAC – Plataforma Brasileira de Artes Cênicas e convoca artistas nacionais de diferentes regiões para traduzir obras que trazem uma visão atual e vibrante do Teatro produzido em outros países.

Numa segunda etapa em parceria com os festivais que compõem o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, o projeto convida encenadores(as) e grupos nacionais de teatro a se encontrar com os(as) autores(as) e suas obras, em residências e leituras cênicas que incentivam o intercâmbio de processos e procedimentos artísticos.

Em 2022, a terceira edição do projeto foca seu olhar nos Países Baixos, numa parceria entre a Plataforma BRAC, o Performing Arts Fund NL, o Nederlands Letterenfonds – Dutch Foundation for Literature, o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil e a Editora Cobogó.

As cinco obras reunidas no projeto das Dramaturgias Holandesas obedecem a alguns critérios pré-estabelecidos: ser um texto teatral contemporâneo escrito por autor(a) vivo(a); ser contemplada com, ao menos, um prêmio de dramaturgia no país; e ter potencial de despertar o interesse do público brasileiro. Os trabalhos reunidos nesta edição, portanto, apesar das diferenças sociopolíticas e culturais, trazem diálogos, conflitos, reflexões e perspectivas que equilibram contraste e geram identificação, ampliando o público de leitores para além da cena teatral.

O que o Núcleo tem com isso?

O projeto de Internacionalização da Dramaturgia atua em sintonia com o objetivo do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil de apoiar projetos de intercâmbio e internacionalização. Desde 2003, os festivais que compõem o Núcleo vêm formando uma rede onde circulam milhares de espetáculos e ações, por diversos estados brasileiros, contribuindo diretamente no desenvolvimento socioeconômico e educacional do país através do estímulo a novas experiências artísticas.

Márcia Dias, diretora e curadora da Buenos Dias,  idealizadora do projeto de Internacionalização de Dramaturgias, convidou o coletivo para participar do projeto desde sua primeira edição e, assim, agregar um maior número de artistas e públicos. Esta cooperação vem estimulando de forma consistente o intercâmbio, processos colaborativos de criação e a internacionalização de artistas e obras de artes cênicas, através da produção, difusão e encenação das peças traduzidas.

Integram o Núcleo:

Festival Internacional de Teatro de Brasília – Cena Contemporânea
Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC Bahia
Festival Internacional de Artes Cênicas – Porto Alegre em Cena
Festival Internacional de Londrina – FILO
Festival Internacional de Artes Performáticas – Travessia
Festival Internacional de Teatro de Pernambuco – RESIDE
Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – FIT Rio Preto
Mostra Internacional de Teatro de São Paulo – MITsp

+
EN PT
Skip to content