Alex Van Warmerdram nasceu em Haarlem. Foi cofundador da companhia teatral Hauser Orkater, que viria a se tornar a companhia Orkater. Em 1980 fundou a companhia Mexicaanse Hond (O cão mexicano), junto com seu irmão Marc van Warmerdam, vindo a se lançar como diretor de cinema alguns anos mais tarde.

Vencedor de vários prêmios, como o Nederlands-Vlaamse Toneelschrijfprijs (1990) e o Taalunie Toneelschrijdprijs (2011), seu filme Borgman, de 2013, foi indicado à Palma de Ouro em Cannes.

Bij het kanaal naar (No canal à esquerda) é uma peça escrita em 2010 sobre um futuro distópico que joga o foco para as disputas entre as duas últimas famílias brancas do mundo. É com ela que Van Warmerdram participa da terceira edição do Projeto de Internacionalização de Dramaturgias. Seu texto foi traduzido para o português por Giovana Soar.

No canal à esquerda - Bij het kanaal naar
×
No canal à esquerda - Bij het kanaal naar

Num futuro distópico, a lei do mais forte rege as relações humanas. Em cena, assistimos aos conflitos entre os Meyerbeers e os Boumans, as duas últimas famílias brancas do mundo. Elas são inimigas mortais, carregando um ódio que transcende gerações e, no entanto, do qual ninguém conhece a origem. Em meio a esse cenário de desesperança e terror, Lucien Meyerbeer enfrenta o pai para pedir Angélica Bouman em casamento –evitando, assim, a extinção da raça branca.

Vencedor do TaalunieToneelschrijfprijs, importante prêmio holandês de dramaturgia, No canal à esquerda, de Alex van Warmerdam, reflete sobre o mundo em que queremos viver a partir de um texto tão duro e cruel quanto profundo e inspirador.

A publicação brasileira teve tradução de Giovana Soar e é um dos cinco títulos lançados pela Editora Cobogó em sua Coleção Dramaturgia Holandesa, que apresenta textos fundamentais do teatro contemporâneo holandês, traduzidos por importantes nomes do teatro brasileiro.

+
Trecho do texto
×
Trecho do texto

CRISTINE:
Algum problema?

LUCIEN:
Sim. Angélica.

CRISTINE:
Angélica é um problema?

LUCIEN:
Eu gosto muito dela. Mas ela não corresponde. Por quê?

CRISTINE:
Eu não tenho nenhum poder sobre os sentimentos da Angélica.

LUCIEN:
Você sabe em que época estamos vivendo? Você e a sua família, Lu e eu, nós somos os últimos brancos.

CRISTINE:
É verdade isso?

LUCIEN:
Sim, é verdade.
Sua filha está predestinada. Se ela não conseguir dominar os seus caprichos de menina, a história vai acabar aqui. Angélica é a última mulher branca fecundável sobre a terra.

CRISTINE:
E quem disse que eu não sou mais fecundável? Você pode me fecundar quando quiser.

LUCIEN:
Eu estou falando sério, por favor.

CRISTINE:
Eu também.

LUCIEN:
Eu amo a Angélica, não você.

CRISTINE:
Então você precisa seduzi-la. Faça um esforço.

+
Aos diretores e atores:
×
Aos diretores e atores:

Favor não abordar o texto de maneira psicológica. Sem sentimentalismos.
A dinâmica do texto deve ser leve, seca e enérgica.

indicação do autor para montagem de O canal à esquerda

+
Duas famílias vivem em guerra
×
Duas famílias vivem em guerra

O cineasta e cineasta holandês Alex van Warmerdam escreveu e dirigiu Bij de Kanaal naar para o coletivo de teatro flamengo Olympique Dramatique e sua própria companhia De Mexican Hond.

Duas famílias vivem em guerra. Quando um dia o filho de uma família – contra a vontade do pai – se aproxima da outra família, é o início de um desenvolvimento fatídico.

A intriga constrói-se calmamente. Os espectadores são quase imediatamente colocados no caminho errado, assim que Arnold Meijerbeer aparece em cena em um uniforme do exército. Seu monólogo lembra a década de 1930, mas nada poderia estar mais longe da verdade. A performance mostra uma visão de futuro, em que duas famílias são os últimos brancos da cidade. A reprodução seria útil, não fosse o fato de que as famílias se odeiam.

Uma espécie de história de Romeu e Julieta se desenrola, na qual não o amor, mas a continuação da raça branca é central. A performance brinca com tensões étnicas, racismo evidente, sentimentos de superioridade branca e mais temas que causam um sentimento de desconforto.

https://orkater.nl/voorstelling/bij-het-kanaal-naar-links

+
+
EN PT
Skip to content