Esther Gerritsen (1972) é uma romancista, colunista e roteirista holandesa. Ela cresceu em Gendt e estudou Dramaturgia e Educação Literária na Escola de Artes de Utrecht. Estreou nos palcos em 1999 com “Housewife”, seu primeiro monólogo. A partir dos anos 2000 começa a se aventurar na escrita em prosa e se transforma numa autora de livros de sucesso, com obras de ficção e antologias traduzidos para vários países.
Em 2011 foi apontada pela revista Hollands Diep como uma das autoras mais promissoras com menos de 40 anos. Quatro de seus romances, incluindo Craving (2012) e Roxy (2014), foram selecionados para o prestigioso Prêmio Libris de Literatura. Esther é também roteirista de filmes para o cinema e TV. Um de seus filmes, “Instinct“, foi a escolha holandesa para concorrer ao Oscar de 2019 e conquistou ótimas críticas em festivais internacional de cinema.
Com “Alles” (Planeta Tudo), uma peça de 2002 com a qual Gerritsen participa da terceira edição do Projeto de Internacionalização de Dramaturgias, ela apresenta uma perspectiva diferente sobre a vida ao narrar a história de três extraterrestres que vêm ao planeta Terra e tentam experimentar os vastos e ambíguos sentimentos humanos. A obra ganhou tradução para o português pelas mãos de Ivam Cabral e Rodolfo García Vásquez, e pode ser adquirida na COleção Dramaturgias da Editora Cobogó.
Conheça mais sobre a obra e sua autora conferindo um pouco da sua produção e fragmentos de suas criações reunidas abaixo.