Frank Siera Frank Siera

Frank Sierra formou-se em teatro pelo Instituto Maastricht de Artes Performativas, em 2012. Sua peça de graduação foi Spraakwater, que ele criou como parte de um projeto de desenvolvimento de talentos na casa de produção de textos flamenga De Queeste.

Desde então, escreveu para várias companhias de teatro e teve seu trabalho publicado pela revista literária Kluger Hans e por De Nieuwe Toneelbibliotheek. Siera trabalhou como diretor com grupos de teatro e conjuntos musicais. Além de seus próprios textos, ele também dirige cria trabalhos comissionados.

Em 2015, ele se uniu a Oukje den Hollander e Selma Hanzon para fundar a KASSETT, um coletivo de teatro musical para o qual criou várias produções.

Com escritos que revelam seu verdadeiro fascínio pela linguagem, Frank Sierra participa da terceira edição do Projeto de Internacionalização de Dramaturgias com Spraakwater (Ressaca de Palavras), traduzido para o português por Cris Larin.

Abaixo, navegue por reverências, vídeos e histórias do artistas. Conteúdos que dimensionam e contextualizam sua criação:

Coletivo KASSETT: linguagem, música e filosofia
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Coletivo KASSETT: linguagem, música e filosofia

O coletivo de teatro musical KASSETT é composto pela cantora e atriz Oukje den Hollander, o escritor e diretor Frank Siera, a gerente de produção Selma Hanzon-Keijzer e o filósofo e dramaturgo Gerko Tempelman.

KASSETT é um amante do pensamento porque está convencido de que o pensamento e a reflexão podem tornar o mundo melhor. KASSETT usa linguagem, música e filosofia como meio de estimular a reflexão.

Essas disciplinas se reúnem em uma forma específica de teatro musical textual e auditivo, em que linguagem e música estão no mesmo nível.

Um objetivo importante do KASSETT é tornar a filosofia mais acessível. A música é parte essencial disso, para abordar a filosofia não apenas racionalmente, mas também de maneira mais intuitiva e emocional, e para fazer o pensamento ficar.

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playwright, director, theatre maker
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playwright, director, theatre maker

Frank Siera (1989) é dramaturgo e diretor. Seus textos e produções são tipicamente inspirados em uma história real ou em um mito lendário, movidos por uma abordagem filosófica e escritos em estilo poético e rítmico. A música e o som são aspectos muito importantes de sua obra, tanto em suas peças como em suas produções dirigidas.

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"Os textos de Siera são agradavelmente rítmicos devido às muitas aliterações e achados de linguagem pontiagudos. Apesar do assunto pesado, eles também são facilmente digeríveis."
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"Os textos de Siera são agradavelmente rítmicos devido às muitas aliterações e achados de linguagem pontiagudos. Apesar do assunto pesado, eles também são facilmente digeríveis."

Falam por aí…

“No ótimo texto de Frank Sierra, joga-se um jogo sombrio com ficção e realidade.” – Marijn Lems, Theaterkrant sobre POETIC LICENSE

“Uma pequena obra-prima em que forma e conteúdo coincidem de maneira refinada.” – Joris van der Meer, júri Fresh Text sobre ONGERIJMD

“Espectáculo fresco e inteligente com humor e música jazzística.” – Elisabeth Oosterling, NRC sobre PAPEL PRINCIPAL

“A história sobre o significado e o propósito da arte é uma peça poderosa e realizada de teatro musical.” – Christopher Cook, BBC Music Magazine sobre RITRATTO

“Um tributo aos habitantes da terra de ninguém.” – Hein Janssen, de Volkskrant sobre BALLADE OF BODIE

“Uma letra muito linguística com rima (som) e aliterações completas – com belos achados.” – Sander Janssens, Het Parool sobre ODE TO THE DOUBT

“As indulgências líricas do libreto de Frank Siera. Siera é poético e sua escrita se entrelaça sem esforço com o som às vezes etéreo das três vozes cantando.” – Niels van der Horst, De Nieuwe Muze sobre MARTE:

“Os textos de Siera são agradavelmente rítmicos devido às muitas aliterações e achados de linguagem pontiagudos. Apesar do assunto pesado, eles também são facilmente digeríveis.” – Tamara de Reus, 8weekly sobre HEAD ROLE

“Isso seria xingamento na igreja das mulheres se as letras não fossem tão estratificadas. (…) Vozes das Mulheres também é um conglomerado feliz de criadores e artistas que parecem ter caído no lugar certo.” – Pieter Rings, jornal de teatro sobre VOZES DE MULHERES

“O texto é uma onda entre o sentimento de um narrador contando uma história ao leitor e um grupo conversando entre si. (…) Agora uma perspectiva filosófica, sonhadora, depois cenas específicas escritas em detalhes, com Para completar , a meta-consciência adicional da presença do público.” – Nora van Arkel, Theaterkrant, DeClaus sobre SKRIK

“Frank Siera escreveu o libreto maravilhoso. (…) Ritratto é uma obra de arte viva completamente bem sucedida.” – Peter van der Lint, Trouw sobre RITRATTO

“Um hino combativo à arte, bela reflexão sobre a transitoriedade.” – Joep Stapel, NRC sobre RITRATTO

“Linda letra de Sierra que captura o espírito de Murakami.” – Tom Beetz, Jazz Now sobre MURAKAMI

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Afstudeervoorstelling
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Afstudeervoorstelling

Com o texto da peça autoral SPRAAKWATER, o jovem e promissor diretor Frank Siera embarca em uma busca pela história do pianista silencioso. Uma performance musical sobre a beleza e o perigo da linguagem.

O Theatremakershuis de Queeste apoia regularmente projetos de criadores iniciantes em sua plataforma de talentos K A D E. Com SPRAAKWATER Frank Siera se forma no Curso de Direção da Academia de Teatro de Maastricht.

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Guia de leitura: Este texto é para três pessoas...
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Guia de leitura: Este texto é para três pessoas...

Guia de leitura: Este texto é para três pessoas e deve ser lido com as colunas verticais entrelaçadas. Cada coluna é uma das vozes. Assim, a diagramação do texto na página indica a cadência dos diálogos

trecho

a cidade está paralisada
por um instante o homem se encontra no centro
ele é o centro
um buraco
que engole tudo e todos
as histórias dos empregados do escritório
engolidos por esse vazio
as fantasias dos camaradas
engolidas por esse vazio
os problemas dos patrões
engolidos por esse vazio
o céu sobre sheerness se imobiliza
uma gaivota solitária bate suas asas
grita espantada a suas amigas gaivotas
mas sente rapidamente que não está em seu lugar
e voa para longe
decepcionada
o som de um vazio
um som que parece sussurrar
um som que corta
nenhum som
silêncio

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Ressaca de Palavras
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Ressaca de Palavras

Num dia frio e aparentemente insignificante de abril, na pequena cidade balneária britânica de Sheerness, surge um homem vindo do mar.
Nada se sabe sobre sua origem.
Por meses, a pequena cidade é tomada por esse mistério.
Sempre calado, o forasteiro se contenta em tocar piano por horas a fio, despertando a curiosidade de todos.
Pouco a pouco se multiplicam as hipóteses dos aldeões sobre ele.
Quem é esse homem?
Por que não diz nada?
Baseada numa história real, Ressaca de palavras é uma peça poética, com um texto repleto de musicalidade e ritmo.

Ressaca de palavras foi publicada pela Editora Cobogó, dentro da Coleção Dramaturgia Holandesa.

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