Newton Moreno (Recife, 1968) é dramaturgo formado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre e doutor em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (USP).
É autor dos textos teatrais Agreste (2004), montado pela Cia. Razões Inversas; As centenárias (2007), estrelado nos palcos por Marieta Severo e Andréa Beltrão; Maria do Caritó (2012), interpretado por Lilia Cabral; e O livro, interpretado por Du Moscovis (2010). Recentemente, escreveu o musical As cangaceiras, guerreiras do sertão (2019).
Recebeu prêmios de teatro, como APCA, Shell, Bibi Ferreira, Questão de Crítica e Aplauso Brasil. Em 2003, recebeu a Bolsa Vitae de Artes para realizar uma livre adaptação teatral de Assombrações do Recife Velho, de Gilberto Freyre. Moreno é roteirista dos filmes Maria do Caritó (2019) e Agreste, e desenvolveu diversos trabalhos para a TV, como a série da Rede Globo AMorteAmo (2015).
Ele participa da terceira edição do Projeto de Internacionalização de Dramaturgias traduzindo A nação – Uma peça em seis episódios, obra do autor holandês Eric de Vroedt.